quarta-feira, 15 de junho de 2011

PROJETO DE ENSINO

Grupo: Diana Lurdes Muraro e Nadir Bortolini


1. TEMA: Machado de Assis: História, Cultura, Literatura.

2. OBJETIVO GERAL
Promover reflexão sobre a Vida e Obra de Machado de Assis, salientando aspectos que interferem na História, Literatura e Cultura do Brasil, destacando leitura das principais obras do Autor, em especial, o Conto: “O caso da Vara”.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Entender a Obra de Machado de Assis como forma de interlocução no tempo e no espaço, durante um significativo período da História do Brasil, realizando a leitura das principais obras sobre os novos desafios e problemas do meio urbano, destacando a Cidade do Rio de janeiro.
· Criar gosto pela obra literária, tomando como ponto de partida a leitura de Machado de Assis, em especial, a trilogia “Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba”, juntamente com alguns contos famosos como, “A cartomante e O caso da Vara”.
· Construir um leitor capaz de interpretar Machado de Assis, através do acesso a vídeos, blogs, documentários disponibilizados nos meios tecnológicos.
· Reconhecer a existência de diferentes enfoques na obra do Escritor, em especial, nos aspectos mais importantes: “A vida urbana da elite do Rio de Janeiro e a discussão sobre o adultério”.
3. ESTRATÉGIA:
Para o desenvolvimento do Projeto serão utilizados os seguintes recursos didáticos e tecnológicos:
· Pesquisas realizadas pelos alunos no laboratório de informática da Escola Padre Benjamin Copetti, na qual será pesquisada Vida, Obras de Machado de Assis. A pesquisa será organizada em três grupos de quatro alunos. Cada grupo irá pesquisar um tem um aspecto importante sobre o Autor ou Obras.
· Passar para os alunos o Filme “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, com o objetivo de despertar maior interesse e de fornecer mais subsídios para os grupos estudarem e pesquisarem os temas propostos.
· Os Professores disponibilizarão um Blog no qual os grupos postarão em PowerPoint os materiais produzidos;
· Será oportunizado aos alunos postarem no blog comentários do material pesquisado, bem como links de acesso a ele, o blog será o caderno de estudos da turma e servirá também como seminário integrador;
· Aplicar um questionário de opinião para os alunos sobre a metodologia aplicada no desenvolvimento do projeto e os resultados obtidos.
Obs: Todas as atividades serão realizadas no laboratório de informática da escola.
 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Início: 31/05/2011
Término: 15/06/2011

4. JUSTIFICATIVA
O Projeto será aplicado em uma turma do segundo ano do Curso Normal da Escola Pe Benjamim Copetti do Município de Sobradinho. É uma turma de alunos provenientes de Escolas Públicas Municipais e Estaduais da Região, que se submeteram a um processo de seleção para ingresso no Curso Normal, antigo Magistério, que busca a qualificação para atuarem como professores.
Motivados, principalmente, pela importância de Machado de Assis no cenário da Literatura Brasileira e atendendo aos conteúdos específicos da 2ª Série e do Curso Normal, na Disciplina de Literatura, serão desenvolvidas atividades e estudos para conhecer melhor a Vida e Produção Literária do Escritor.
A escolha deste objetivo de aprendizagem com tal ênfase justifica-se pela necessidade de desenvolver o gosto pela leitura e pesquisa literária nas futuras professoras visando formar animadoras de leitura, que saibam transferir para os alunos de séries iniciais do Ensino Fundamental o gosto pela leitura como suporte para a produção de textos. Objetivamos, também, que essas habilidades sejam desenvolvidas com apropriação dos vastos recursos tecnológicos existentes hoje nos meios de informação e comunicação.
5. ATIVIDADE FINAL DO PROJETO
                Os alunos farão a leitura do conto “O caso da vara” e, após, a turma, por ser pouco numerosa, vai escrever uma paródia, reescrevendo o conto para uma situação real ou imaginária, vivenciada ou criada pelos componentes do projeto.
6. AVALIAÇÃO
                Os objetivos serão considerados alcançados e os alunos realizarem satisfatoriamente todas as etapas do projeto, demonstrando que entenderam tudo o que pesquisaram sobre Machado de Assis, assistiram ao filme e fez a leitura do conto “O caso da vara” produzindo uma paródia.

                                                                                                            Sobradinho, 30 de maio de 2011.

                                                                                                                             Diana e Nadir

Nenhum comentário:

Postar um comentário